Os órgãos sexuais masculinos
Olhando de fora, o homem tem dois órgãos sexuais perceptíveis, os
testículos e o
pênis. Os testículos são os principais órgãos sexuais masculinos - e eles produzem
espermatozóides e
testosterona. O espermatozóide é a
célula sexual masculina (
gameta). Testosterona é o hormônio responsável pelas características sexuais secundárias masculinas, como pêlos faciais e pubianos, cordas vocais grossas e músculos desenvolvidos.
Os testículos ficam na parte externa da região principal do corpo masculino, em uma bolsa chamada de escroto. Esta localização é importante, porque para os espermatozóides se desenvolverem corretamente eles devem ficar a uma temperatura um pouco mais baixa (entre 35 e 36º C) do que a temperatura normal do corpo (36,5º C).
O espermatozóide imaturo vai dos testículos até um tubo em espiral na superfície externa de cada um, chamado de epidídimo, onde amadurece em aproximadamente 20 dias. Ele sai do corpo através do pênis.
O pênis é feito de tecido macio e esponjoso. Quando cheio de sangue durante a excitação e relação sexual, o tecido esponjoso endurece e faz com ele fique ereto, o que é importante para sua principal função: colocar o espermatozóide dentro da mulher.
órgãos sexuais masculinos |
Os órgãos genitais são os órgãos diretamente envolvidos na reprodução.
Órgãos Genitais Femininos
O sistema reprodutor feminino possui a forma de uma pera, sendo o orgão genital formado pelo Ovário, as tubas uterinas, o útero, a vagina e os órgãos genitais externos que é formado pelos labios maior e menor. Os ovários são duas estruturas, uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica. São responsáveis pela produção dos óvulos, após a puberdade. Parte deles produzem os hormônios sexuais femininos, o estrógeno e a progesterona, responsáveis pelas características sexuais secundárias da mulher (desenvolvimento dos seios, deposição de gordura sobre as coxas e as nádegas, menstruação, etc.) e pela gestação, respectivamente.
As tubas uterinas , também em número de duas, localizam-se na cavidade pélvica e se ligam ao útero, sendo a via pela qual o óvulo (liberado mensalmente) atinge o útero. Nesse trajeto, pode haver a fecundação e o início de uma nova vida, através da gestação.
O útero é o órgão no qual o óvulo fertilizado se fixa e se desenvolve até o nascimento do bebê. Mede cerca de 8 cm de comprimento, 4 cm de largura na sua parte superior e tem espessura de 2 cm. Durante a gravidez, esse tamanho é aumentado em diversas vezes.
A vagina é o órgão feminino da cópula. É a extremidade inferior do “canal do parto”. Serve também como ducto excretor da menstruação.
Os órgãos genitais femininos externos compreendem o monte da pube, os lábios maiores, os lábios menores, o vestíbulo da vagina, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores.
O monte da pube é uma elevação arredondada que se encontra em posição média e à frente da sínfise púbica. Constitui-se, basicamente, de um acúmulo de gordura e, após a puberdade, encontra-se recoberta por pêlos.
Os lábios maiores são duas pregas alongadas abaixo do monte da pube. São os correspondentes ao saco escrotal do homem.
Os lábios menores são duas pequenas pregas de pele localizadas entre os lábios maiores, uma de cada lado da vagina. Encontram-se escondidos pelos lábios maiores.
O vestíbulo da vagina é uma fenda entre os lábios menores que contém o óstio da vagina (“abertura da vagina”), óstio da uretra (“abertura da uretra”, “canal da urina”) e a abertura dos ductos das glândulas vaginais.
O clitóris é composto de tecido erétil que se engurgita de sangue e aumenta de tamanho, quando estimulado sexualmente. É uma região bastante sensível, tal como a glande do pênis, mas não é atravessado pela uretra (“canal da urina”).
O bulbo do vestíbulo são duas pequenas massas pares e alongadas de tecido erétil, que se localizam ao lado dos óstios da vagina.
As glândulas vestibulares maiores são duas estruturas arredondadas ou ovóides que se localizam logo atrás do bulbo do vestíbulo e que, durante a relação sexual, são comprimidas e secretam muco, que serve para lubrificar a vagina.