A forma mais prática para retenção do sêmen é aprender a controlar o músculo pubococcígeo (PC) com exercícios simples e regulares a qualquer hora e lugar.
Basta contraí-lo e relaxá-lo repetidamente. O homem pode começar com uma rotina diária de 20 contrações até encontrar o próprio ritmo.
Mais tarde, pode aumentar gradativamente até fazer, com tranqüilidade 75 contrações duas vezes por dia.
Eis a maneira mais simples de encontrar seu músculo PC e isolá-lo de todos os outros.
Primeiro, coloque suavemente um ou dedos atrás de seus testículos. Finja que está urinando. Agora tente segurar o fluxo.
Este músculo que você acabou de usar para interromper o fluxo da bexiga é o seu músculo PC. Você sentiu enrijecer-se? Talvez tenha notado também que seu pênis e testículos "pularam" um pouco quando você contraiu o músculo PC.
É muito importante que seus músculos do estômago e das coxas se mantenham relaxados.
Estimular o músculo PC também massageia a próstata, prevenindo a estagnação e congestão desta glândula, o que e, em última análise, reduz até o risco de câncer neste órgão.
Além de aumentar a libido masculina, estas técnicas visam também dar mais prazer à mulher. Afinal, a satisfação feminina era um conceito muito importante para os antigos mestres do tantrismo.
Durante o sexo - juram os tantristas – a mulher também pode ejacular. Na excitação sexual, o fluído lubrificante inicial é produzido na parede da vagina, enquanto uma segunda descarga é liberada durante o orgasmo.
Já a terceira é feita a partir das glândulas da esponja uretral. Contudo, a maioria das mulheres nunca vivenciou tal experiência.
O orgasmo feminino pode ser classificado como:
- Clitoriano – na região externa estimulando o clitóris;
- Vaginal – interno, excitando os músculos interno e o ponto G – localizado na parte superior da cavidade vaginal, a 5 cm, em média, da entrada.
Um exercício recomendado para as mulheres e a contração dos músculos PC (músculo pubococcígeo), começando em ritmo de 20 vezes por dia em horários alternados.
Gradualmente deve ser aumento o número de contrações, sem cometer exageros.
Esta prática ajuda na excitação sexual, melhorando o fluxo sanguíneo da área, trazendo novas energias e sensações para a vagina, clitóris e ponto G.